Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/coopaptc/public_html/library/smarty/Smarty_Compiler.class.php on line 273

Comunidades Cooperativistas

Organização do Quadro Social (OQS) é um trabalho de educação cooperativista que visa atingir todo o quadro social da cooperativa (colaboradores, cooperados e Conselhos de Administração e Fiscal). Há a finalidade de divulgar a doutrina, os princípios e a filosofia cooperativista e torná-los mais cooperativos e mais participativos nas atividades da cooperativa por meio de reuniões promovidas nas comunidades e na COOPA.  Um setor é responsável por coordenar ações junto às Comunidades Cooperativistas, Jovens e Mulheres.


 

Comunidades Cooperativistas

Em 1993, a COOPA iniciou o debate sobre a criação dos Comitês Educativos Cooperativistas, discutindo o assunto em assembleia com representantes da OCEMG (Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) e conselheiros. A ideia foi aprovada por ser um meio de divulgação do cooperativismo na classe rural e por facilitar a melhor integração e participação dos associados na vida da Cooperativa. O passo seguinte foi a mobilização dos associados com empenho de um colaborador.   
Em 1998, o projeto concretizou-se com a reforma estatutária da COOPA. Em setembro do mesmo ano, aconteceu a primeira reunião de cooperados para a formação dos Núcleos Educativos: tornou-se realidade a primeira Comunidade Cooperativista, em Lajinha, Patrocínio/MG.  

Comitê Educativo

Cada Comunidade Cooperativista elege, entre seus membros, um coordenador e um secretário. Esses eleitos formam o Comitê Central Educativo, órgão consultivo de assessoria educacional, cultural e assistencial.  Esse Comitê visa promover a integração, a participação, a conscientização e o desenvolvimento do cooperado como dono e usuário da cooperativa. Como órgão assessor do Conselho de Administração, seu funcionamento é acompanhado pela diretoria executiva com o apoio do coordenador dos Comitês. Anualmente, os secretários e coordenadores do Comitê participam do Encontro Estadual de OQS promovido pela OCEMG/SESCOOP.

Pré-Assembleias

Desde 2002, a COOPA realiza pré-assembleias nas Comunidades Cooperativistas, objetivando a apresentação prévia, aos seus associados, dos resultados e das ações implementadas durante o ano. Além disso, são expostos os planos e as metas para os anos seguintes.Tais procedimentos são parte da política de transparência administrativa adotada na gestão da Cooperativa, servindo, simultaneamente, para preparar os cooperados para a Assembleia Geral Ordinária.





Galeria de Imagens