Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/coopaptc/public_html/library/smarty/Smarty_Compiler.class.php on line 273

Apresentação

No ano de 1961, um grupo de produtores buscou um caminho para produzir mais e melhor. Criaram uma cooperativa, através da qual se pudesse repassar insumos e produtos agropecuários para seus sócios. O grupo, que se reuniu no dia 8 de setembro  era grande, contudo somente 23 produtores assinaram naquele momento a ata de fundação constituindo a Sociedade Cooperativa. Foi eleita a primeira diretoria, tendo como presidente Walter Pereira Nunes; diretor comercial, Manoel Sabino de Queiroz e secretário, Elmiro Silva.
Em dezembro de 1961, a diretoria alugou um imóvel do senhor Abrão Nader, na Rua Presidente Vargas esquina com Avenida Faria Pereira, em Patrocínio/MG. Porém, a ideia era adquirir a sede própria e ampliar o atendimento com armazém e bomba de gasolina. E eles trabalharam com o propósito de alcançar essa meta.
Na década de 70, a Cooperativa passou a funcionar em sede própria na Avenida Rui Barbosa, adquirida através de financiamento. Os diretores passaram a receber honorários e elegeu-se a primeira diretoria por voto secreto, tendo como presidente Alaor Ribeiro de Paiva.
Após 1990 vieram as construções do Laticínio COOPA, Fábrica de Rações e Sais Minerais, a transferência do Posto, da Loja Agroveterinária, do Supermercado e da Administração para sede atual na avenida Faria Pereira, em Patrocínio. Foram abertas uma Loja Agroveterinária e um supermercado em Coromandel; uma Loja Agroveterinária em Serra do Salitre e outra em Ibiá.     
Cada diretoria deu a sua parcela de contribuição nessa História de sucesso. As obras, as ampliações, as aquisições, a assistência técnica têm a sua importância nesse cenário, mas torna-se fundamental lembrar que, ao longo dos anos, centenas de associados e colaboradores, anônimos para a comunidade, mas importantes para o crescimento e fortalecimento da Cooperativa e do município, se somaram aos diretores. Eles acreditaram e continuam acreditando no ideal de união para o bem comum, pois a adesão é voluntária e livre, diz o primeiro princípio do cooperativismo.
Poucas são as organizações brasileiras que completam mais de 50 anos e se mostram jovens, vigorosas e dinâmicas. A COOPA faz parte deste seleto grupo em função de dois fatores: o primeiro é a existência de cooperados que acreditam em seu negócio e na Cooperativa. O segundo fator é o material humano que faz acontecer o dia a dia: são pessoas comprometidas e apaixonadas pelo que fazem.

Propósito

PROMOVER O EMPREENDEDORISMO CONECTADO AO PENSAMENTO COLETIVO PARA ORIENTAR, CAPACITAR E FOMENTAR A GERAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO.


Pilares

CRESCER E EVOLUIR JUNTOS

Produtores, colaboradores, parceiros e sociedade

ATITUDE EMPREENDEDORA

Inovação relevante: novos negócios e geração de valor

PRESENÇA DE VALOR

Capacitação, suporte e soluções

IMPACTO COLETIVO

Econômico, social, cultural e aspiracional





Galeria de Imagens