Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/coopaptc/public_html/library/smarty/Smarty_Compiler.class.php on line 273

Dia C

Dia CEm 2009, a Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG/SESCOOP-MG) criou o Projeto “Dia C” – Dia de Cooperar, como forma de fomentar as cooperativas mineiras a desenvolverem diversas atividades e iniciativas locais, individualmente ou em grupo, priorizando o trabalho voluntário e demonstrando a capacidade do setor para atuar socialmente.  A COOPA desde o início abraçou a ideia e realizou ações em parceria com as cooperativas SicoobCoopacredi, Expocaccer, Coopercac, Cemil, Unimed Patrocínio, além de entidades educacionais, órgãos públicos e hospitais, E.E. José Eduardo de Aquino, Prefeitura Municipal de Patrocínio, Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA), ARCECOOPA, Delegacia Regional de Ensino, COOPA Jovem e Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo.
Em 2009, em Patrocínio a ação  foi em prol do meio ambiente, com plantio de mudas de árvores para recuperação de uma nascente que abastece parte da cidade de Patrocínio/MG. O intuito foi despertar a comunidade sobre a importância da conservação da natureza para a qualidade de vida.
Em 2010, ainda com foco na conscientização ambiental, a ação consistiu no recolhimento de óleo vegetal (óleo de cozinha) utilizado, trocado por um litro de Leite COOPA. Os voluntários também orientavam a população sobre o descarte correto do produto, bem como as opções de reaproveitamento do óleo na fabricação de sabão e detergente, evitando assim os impactos prejudiciais quando jogado na rede de esgoto. Os voluntários percorreram o Bairro Morada Nova e arrecadaram cerca de 500 litros de óleo, os quais foram doados à Coopercac (Cooperativa de Trabalho dos Bairros Congonhas, Cruzeiro da Serra e Amir Amaral) para produção de sabão. Houve ainda atividades como ginástica laboral e o varal cultural.
Em 2011, o objetivo foi arrecadar recursos financeiros para o Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo, com a promoção da “Cavalgada pela Vida”.  Com aquisição de uma camiseta que dava o direito ao almoço após o percurso da cavalgada, a população pode construir e participar do Dia C. A ação estendeu-se pelos municípios de Patrocínio, Serra do Salitre, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza, Coromandel e Ibiá. A cavalgada contou com um público de 850 cavaleiros e um total de 2.000 pessoas. Foi repassada ao Hospital a quantia de R$ 16.450,00. A “Cavalgada pela Vida” recebeu o reconhecimento da OCEMG/SESCOOP como um caso de sucesso, sendo apresentado no Encontro Estadual de Responsabilidade Social, promovido pela instituição.
Em 2012, foi o Ano Internacional das Cooperativas O Ano  é fruto da estreita relação entre a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Organização das Nações Unida (ONU), que têm como objetivo comum buscar o desenvolvimento econômico sustentado, a mitigação da pobreza e a intercooperação. O slogan escolhido para nortear as ações de 2012 foi “Cooperativas constroem um mundo melhor”. A temática reflete não apenas o espírito cooperativista, mas também o compromisso do segmento com o desenvolvimento global. Com isso, a ONU sugere ações ligadas ao empoderamento feminino, à inclusão de jovens e no mercado de trabalho e ao empreendedorismo, que mostram o cooperativismo como instrumento para geração de renda e, conseqüente, redução da pobreza.
Em  2013, o Dia C reuniu sete cooperativas de Patrocínio, são elas: COOPA, COOTRAN, Expocaccer, SICOOB Coopacredi, SICOOB Credicopa e Unimed. A ação escolhida tem como tema “Pedalar pela vida” cujo intuito é conscientizar sobre o uso da bicicleta como um meio de transporte, reduzindo a poluição e ao mesmo tempo promovendo o bem estar físico. A arrecadação para o Hospital do Câncer foi feita mediante as inscrições para o passeio. Em 2015 o passeio ciclístico reuniu centenas de ciclistas e através da venda de camisetas, foram arrecadados para o Hospital do Câncer de Patrocínio R$ 30.000,00.





Galeria de Imagens